Atendimento Psicológico Online

 

De acordo com a Resolução nº 11/2012 do Conselho Federal de Psicologia - CFP, o atendimento online deve seguir os mesmos preceitos éticos do atendimento em consultório, como sigilo e privacidade. Porém, por tratar-se de um enfoque breve e pontual, limitam-se a 20  sessões de atendimento. Portanto, caso seja observada demanda e questões de maior abrangência o paciente será orientado a seguir seu tratamento de modo presencial.

O que é ?

 

O atendimento online é uma modalidade de atendimento realizada a distância e por intermédio tecnológico (computador e internet). E tem por objetivo trabalhar questões de forma pontual e breve, tendo como limite o número de 20 sessões.

 

Esta prática de orientação é reconhecida e muito difundida nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Porém, no Brasil ainda é uma prática recente.

 

O trabalho segue orientações e normas estipuladas de acordo com o código de ética e Resolução 11/2012 do Conselho Federal de Psicologia.

 

De acordo com o Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o), é dever da(o) psicóloga(o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, dos grupos ou das organizações a que tenha acesso no exercício profissional; (Saiba mais).

 

 

Público Alvo

 

Este serviço é indicado para pessoas de todas as faixas etárias. Todavia, crianças e adolescentes (menores de 18 anos) precisam de autorização prévia do responsável legal (clique aqui).

É indicado para pessoas com deficiência motora ou com dificuldade de locomoção. E pessoas com grande resistência ao atendimento presencial convencional.

 

 

 

 

 

 

 

 

Demandas

 

Acredita-se que situações ou sentimentos que acarretem em algum sofrimento psíquico mereçam atenção especializada.

Abaixo estão as principais demandas observadas:  

 

 

  • Depressão, ansiedade, estresse, pânico, TOC, distúrbios do sono, auto-imagem.

  • sentimentos incômodos frequentes (medo, insegurança, angústia, raiva, tristeza, solidão, mágoa....)

  • Vivência de luto decorrente de perdas significativas, tais como: perda de ente querido, divórcio, desemprego.

  • Mudanças de cidade ou país, visto que requerem adaptação e criação de novos vínculos.

  •  sexualidade.

  • conflitos intrapessoal ou interpessoal.

  • Dificuldades pessoais (vícios de qualquer natureza, compulsão, obsessão, impulsividade, baixa autoestima, timidez...)

  • Necessidade de orientação quanto à vida amorosa, maternidade e relacionamento conjugal.

  • Questão familiar: doença grave na família, conflitos, educação dos filhos.

  • Qualquer outra situação ou motivo que comprometa o bem estar psíquico ou emocional.

 

 

É Extrangeiro ?

 

Atendimento Psicológico online também pode ser realizado à estrangeiros que falam língua espanhola.

Sabemos como é difícil estar longe da sua terra natal e precisar de atendimento psicológico em seu idioma.

 

 

Supervisão 

 

A supervisão de trabalhos de psicólogos pode ser realizada de forma complementar ao processo de formação profissional.

A psicóloga supervisora auxiliará na análise de todos os casos trazidos pelos supervisionando, em especial, casos relacionados a área de saúde/clínica-hospitalar. 

 

 

Orientação Vocacional

 

O profissional que realiza uma orientação vocacional (O.V.) tem como papel facilitar e criar meios pelos quais o indivíduo possa analisar suas opções profissionais.

Neste processo é fundamental o autoconhecimento, o conhecimento acerca da realidade profissional desejada e apoio na tomada de decisão.

Para tanto, é imprescindível conhecer as habilidades, valores, aspirações, expectativas, nível socioeconômico e estilo de vida de cada orientando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Termos de uso (clique aqui)

Suporte

Whatsapp: (11) 98462-2575

(14) 99900-5965

psicologatalitaguimaraesbarros@gmail.com

Talita Guimarães Barros

(CRP  06 / 107176)

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